sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MODERNISMO

O modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922, considerada um divisor de águas na história da cultura brasileira. O evento - organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência - declara o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fazem do modernismo sinônimo de "estilo novo", diretamente associado à produção realizada sob a influência de 1922. Heitor Villa- Lobos (1887 - 1958) na música; Mário de Andrade (1893 - 1945) e Oswald de Andrade (1890 - 1954), na literatura; Victor Brecheret (1894 - 1955), na escultura; Anita Malfatti (1889 - 1964) e Di Cavalcanti (1897 - 1976), na pintura, são alguns dos participantes da Semana, realçando sua abrangência e heterogeneidade. Os estudiosos tendem a considerar o período de 1922 a 1930, como a fase em que se evidencia um compromisso primeiro dos artistas com a renovação estética, beneficiada pelo contato estreito com as vanguardas européias (cubismo, futurismo, surrealismo etc.). Tal esforço de redefinição da linguagem artística se articula a um forte interesse pelas questões nacionais, que ganham acento destacado a partir da década de 1930, quando os ideais de 1922 se difundem e se normalizam. Ainda que o modernismo no Brasil deva ser pensado a partir de suas expressões múltiplas - no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco etc. - a Semana de Arte Moderna é um fenômeno eminentemente urbano e paulista, conectado ao crescimento de São Paulo na década de 1920, à industrialização, à migração maciça de estrangeiros e à urbanização.
Anita Malfatti
Anita Catarina Malfatti (18891964) is heralded as the first Brazilian artist to introduce European and American forms of Modernism to Brazil. Her solo exposition in Sao Paulo from 1917-1918 was extraordinarily controversial at the time, and her artistic style and subject were revolutionary for the rather complacently old fashioned art expectations of Brazilians who were searching for a national identity in art, but who were not at all prepared for the influences Malfatti would bring to the country. Malfatti’s presence was also highly felt during the Week of Modern Art (Semana de Arte Moderna) in 1922, where she and the Group of Five made huge revolutionary changes in the structure and response to modern art in Brazil.
Raphael n30 Lucas 22 Leonardo n21 3ºI(falta obras)

Nenhum comentário: